Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Conclusão de cursos Especialização MAE e MVN

 

Conclusão do MAE e MVN

No último dia 25 de junho encerraram-se mais dois cursos de especialização no Centro de Instrução. Após 16 semanas e 1400 horas de instruções, os turnos extraordinários de Mecânicos de Aeronaves (MAE) e Mecânicos de Aviônicos (MVN) formaram trinta e dois militares aptos a desempenharem funções de manutenção em suas Unidades.
A edição foi marcada pela crise da Covid-19, que dificultou o planejamento das instruções, tirando alunos e instrutores da sala de aula. Por outro lado, os cursos se mostraram voluntariosos em suas missões. Orientados pelos instrutores e com um imenso apoio do B Mnt Sup Av Ex, os alunos executaram excelentes trabalhos de revitalização das maquetes do CIAvEx, que são um grande meio de apoio às instruções.

A singularidade destes dois turnos ficou bastante evidenciada no texto produzido e lido pelo aluno orador das turmas, 1º Sgt Carlos Augusto, do 1º BAvEx, durante a solenidade de descerramento da placa das turmas:

Audácia, segundo o Aurélio “é a tendência que impulsiona o indivíduo para que este realize ações difíceis ou extraordinárias”, tal característica tão peculiar a profissão militar, se torna quase intrínseca ao militar de Aviação. Foi com esse sentimento, que o CIAvEx uniu durante 16 semanas, 32 militares, de Material Bélico, Comunicações e Aviação, de Batalhões diferentes, cumprindo atividades distintas, voando variados modelos de aeronave, para sob a coordenação dos instrutores deste Centro, formassem uma grande equipe, em talvez uma das turmas de MAE e MVN mais heterogênea que já passara nesta Escola de Aviação, a qual trouxe 18 anos de diferença entre o militar mais antigo e o mais moderno.

Após a designação para o curso, a chegada ao CIAvEx, foi cercada de incertezas sobre como seria o curso, os novos temas que seriam abordados, também como seria o tato entre os alunos tendo em vista uma turma tão distinta. Com o passar do tempo, tudo foi se organizando e o MAE e MVN puderam ser entendidos como muito além das disciplinas de Registro e Controle de Manutenção, Técnicas Corrente, Sistema de Aviônico, Fundamentos de Eletrônica, Manutenção de Célula e Motores ou Inglês Técnico.

Como não chamar de audaciosa uma turma que conseguiu, após anos desativada, energizar a maquete da aeronave Pantera e ainda fazer uma transmissão via rádio com a torre Pioneiro, enviando uma mensagem comemorativa pelo dia das Comunicações. Ficarão gravadas nas nossas mentes, as instruções de manutenções no sistema de combustível da maquete Fennec, atividades na CTP e CTT do Pantera, idas ao Batalhão de Manutenção, onde pudemos conhecer as oficinas de pintura, conjuntos dinâmicos entre outras.

O MAE e MVN forjaram novas amizades e reafirmaram antigas, propiciaram o compartilhamento de experiências de voo, manutenção, sistemas e criou uma sinergia entre os alunos, mostrando que independente da classificação do curso, a união do aeronavegante sempre se sobrepujaria a qualquer dificuldade, desafio ou disputa.

Para terminar, gostaria de, em nome dos Curso de Mecânico de Aeronave e Mecânico de Aviônico, agradecer a todos aqueles que nos propiciaram a possibilidade de alcançarmos essa conquista. Em primeiro lugar a Deus, que nos deu saúde, e reestabeleceu a saúde de alguns que foram acometidos pela COVID-19. Aos nossos Comandantes de Unidades, que trabalharam arduamente para que este turno fosse possível, aqui destaco de forma singular, o Comando do CIAvEx, que não mediu esforços para receber o turno extra do MAE e MVN 2021, nos proporcionando as melhores condições de ensino. Aos nossos Adjuntos de Comando, que ouviram incansavelmente e repetidamente nossas solicitações e queixas sobre o desejo de realizar tal especialização. De forma especial ao Comando do B Mnt Sup Av Ex, que abriu aquela Unidade Oficina para que pudéssemos acompanhar manutenções lá realizadas e aprender com militares de profissionalismo e conhecimento exacerbado. A toda DAL na pessoa do TC Quartieri e seus auxiliares, ST Pacheco, ST Lucena, Sgt Frank, que nos deram totais condições para que nos preocupássemos apenas com o “papiro”. Aos nossos relatores, Maj Detoni e Ten Moura e a todos os instrutores, que de forma exemplar e com a qualidade de ensino peculiar ao CIAvEx, nos transmitiram não apenas ensinamentos, mas também valores para que prossigamos na carreira de forma exemplar buscando sempre o melhor para a nossa Aviação do Exército. E por último, não menos importante e de forma toda especial, aos nossos familiares, pais, mães, esposas, namoradas e filhos, que entenderam a nossa ausência, durante muitas horas de estudo para as diversas provas, o nosso mais sincero e profundo “Muito Obrigado, vocês são parte dessa vitória”.

Companheiros do MAE e MVN, mais esse objetivo foi alcançado em nossas carreiras, sigamos em frente nos nossos Batalhões, com a mesma dedicação que nos trouxe até aqui e nos uniu durante o curso. Que possamos sempre buscar o melhor para a Aviação do Exército, na certeza de que saímos hoje deste Centro de Instrução, “Aqui começa a Aviação do Exército” prontos para os desafios vindouros nas nossas OMs, tentando a cada dia dar o nosso melhor na manutenção, beneficiando assim, a operacionalidade e a segurança da nossa Aviação.

Pela Audácia! Aviação! Brasil!”

 

Parabéns ao novos mecânicos especializados.

Pela audácia e proteção!

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página